-
Gripe e resfriado: entenda as diferenças
-
os sintomas tendem a aparecer 4 dias após o contato com o vírus
- Por Rone Felipe
- 28/03/2023 18h30 - Atualizado há 1 ano
Tosse, coriza e dor de garganta: basta o período frio chegar para fazer com que esses e outros sintomas façam parte da nossa rotina. O inverno propicia o aumento na incidência de doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado. Mas, afinal, você sabia que existem diferenças entre essas doenças?
Apesar de comuns e muito semelhantes, ambas merecem atenção no tratamento. Muitos pacientes confundem gripe com resfriado e vice-versa, o que leva ao grande problema da automedicação. Aqui veremos as principais diferenças entre gripe e resfriado.
Gripe
É uma doença viral, causada pelo vírus da Influenza, que acomete o sistema respiratório. Possui inúmeras classificações, tendo como uma das mais comuns a H1N1. É importante receber o tratamento adequado, caso contrário poderá evoluir para algo mais grave.
Principais sintomas: coriza, cansaço, cefaleia, dor no corpo, dor de garganta, febre e tosse.
Resfriado
Também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus e Adenovírus. Diferente da gripe, o resfriado apresenta sintomas mais leves e com menor gravidade.
Principais sintomas: coriza, espirros, febre baixa e tosse.
Formas de transmissão
São semelhantes nos casos de gripe e resfriados, sendo através do contato com pessoa ou superfície contaminada. Se propagam através de gotículas respiratórias liberadas ao falar, tossir ou espirrar de uma pessoa contaminada.
Ainda ficou com dúvidas?
O resfriado, considerada mais leve, não afeta todo o sistema respiratório, já a gripe costuma afetar o pulmão.
O resfriado apresenta recuperação mais rápida, dentro de até 5 dias. Já na gripe, os sintomas tendem a aparecer 4 dias após o contato com o vírus, e duram entre 7 e 10 dias.
A gripe ocorre mais comumente no inverno, já o resfriado pode acontecer ao longo do ano todo.
Sendo gripe ou resfriado, ao surgimento de algum sintoma respiratório, procure um profissional médico para receber o tratamento adequado.